APROVEITANDO O CARNAVAL

Há 4 anos não temos mais empregada doméstica, diarista ou qualquer outra ajuda externa. Levou tempo, mas hoje temos uma rotina tranquila. Em feriados como o carnaval aproveitamos para organizarmos gavetas, armários e, principalmente, cozinhar.

As duas receitas que irei postar são resultados da madrugada de hoje e são as minhas experiências desse início de carnaval. Seria apenas uma receita: o cozonac, mas como restaram as claras e eu tinha framboesas congeladas, resolvi fazer um pudim de claras.

O cozonac é um pão doce, de origem romena e que tradicionalmente leva nozes. A receita que fiz é bem mais simples e não ficou apenas bonito mas também gostoso.

Para quem quer se arriscar na cozinha, eis duas receitas de excelentes resultados. 

COZONAC
(receita original de Yolanda B. de Azevedo, a Dadá (por coincidência é o meu apelido também)





Ingredientes: Para massa - 3 tabletes ou 3 sachês de fermento biológico; 2 colheres de sopa de leite morno para dissolver os fermento; 1 colher de chá de açúcar; 500 g de farinha de trigo; 1 copo de leite morno; 3 gemas; 5 colheres de sopa de açúcar; sal e gotas de baunilha (usei uma colher de chá). Para o recheio: 160g de manteiga; 6 colheres de sopa de açúcar; 100g de uvas-passas.

Modo de Preparo: dissolva o fermento no leite morno. Acrescente uma colher de chá de farinha de trigo para formar um mingau. Deixe crescer por 15 minutos em uma tigela abafada até ficar com aparência de "esponja". Junte, então, o restante da farinha, o copo de leite morno, as gemas, o açúcar, o sal e as gotas de baunilha. Amasse bem e deixe crescer por 2 horas em uma tigela abafada. Abra a massa com um rolo, em uma superfície enfarinhada, deixando-a mais ou menos grossa.
Para o recheio, prepare na batedeira um creme com manteiga, o açúcar e uma pitada de sal. Junta as passas. Espalhe esse creme sobre a massa. Enrole como rocambole e corte em média 7 pedaços com espessura de mais ou menos 3 dedos de largura. Unte uma fôrma de furo e polvilhe com açúcar. Coloque os pedaços cortados nessa fôrma e deixe-os crescer por 1 hora. Depois de crescidos, pincele-os com uma gema batida com um pouco de açúcar. Asse em forno regular por 35 minutos.


PUDIM DE CLARAS



INGREDIENTES: 
5 claras
1 xícara de chá de açúcar
Manteiga para untar a fôrma

Calda
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de água
2 xícaras de amoras ou framboesas congeladas (eu usei framboesas)
1 colher de sopa de suco de limão


MODO DE PREPARO


Na batedeira, bata as claras em ponto de neve. Sem parar de bater, acrescente o açúcar aos poucos até obter picos firmes. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 20cm de diâmetro untada e leve ao forno baixo, preaquecido, em banho maria, por 50 minutos ou até dourar. Deixe amornar, leve à geladeira por 2 horas e desenforme.


Para a calda, em uma panela, dissolva o açúcar na água, adicione a amora e o suco de limão. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 15 minutos ou até engrossar. Deixe esfriar. Regue o pudim com a calda se preferir decore com amoras ou framboesas inteiras antes de servir.

Alá, lá ô, ô, ô, ô...



0 comentários:

Memória do Blog

Quem sou eu

Fortaleza, Ceará, Brazil
Não vou nem começar, porque 1200 caracteres não são suficientes....

Seguidores